Foi preciso criar um robô para detectar se um Nike é verdadeiro

O mercado de produtos “de segunda mão” é rápido e detalhista. Há cópias de marcas como Nike e Adidas quase imperceptíveis. Até agora, a descoberta sobre a autenticidade do produto depende muito do olho de quem vê. Uma startup de Nova York, porém, desenvolveu uma inteligência artificial que consegue averiguar se o tênis é ou não original de fábrica.

Funciona assim: a empresa Entrupy criou uma caixa com oito câmeras que capturam imagens de vários ângulos dos tênis. Uma inteligência artificial analisa as fotos e anuncia se o modelo é falso ou original. O protótipo, por enquanto, detecta modelos altamente falsificados, como o Air Jordan e Yeezy. Em um futuro próximo, os criadores prometem acrescentar novos pares.

Os desenvolvedores estão sentados em uma mina de ouro. As empresas especializadas na revenda de calçados também têm interesse. Um estudo da consultoria americana Cowen & Co. calculou que o mercado de revenda de tênis deve alcançar 6 bilhões de dólares até 2025.

Não é incomum que tênis sejam revendidos por preços mais caros logo após o lançamento, como acontece no Brasil e em vários países do mundo. Ao mesmo tempo, cresce o mercado “paralelo” de réplicas piratas vendidas como se fossem originais, o que não agrada às plataformas de venda de usados online.

Um exemplo: o eBay precisou investir em um software para detectar a veracidade de peças de luxo anunciadas no site, como modelos Louis Vuitton. A venda de produtos falsificiados tão fiéis aos reais é tão intenso que gerou até um termo próprio: o ‘fake flex’, ou pessoas que vestem reproduções e sabem da falsificação.

Fonte UOL

 

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