Nike aposta no metaverso e cria a ‘Nikeland’, seu próprio mundo virtual no Roblox

Jogadores poderão controlar os avatares com movimentos do próprio corpo. Empresa é uma das primeiras a entrar no ambiente digital compartilhado

A Nike lançou seu próprio mundo virtual na plataforma de videogames on-line Roblox, cuja base de usuários é formada em sua maioria por crianças, adolescentes e jovens. O espaço digital, chamado “Nikeland”, permite aos jogadores equipar seus avatares com produtos Nike em sua versão digital e interagir em jogos esportivos gratuitos, entre eles natação, atletismo ou parkour.

Com este investimento, a Nike marca a sua entrada no metaverso. Em dezembro do ano passado, a Gucci, marca italiana de luxo, também iniciou uma parceria com o Roblox para oferecer itens da marca no ambiente virtual.

Atualmente, os visitantes podem jogar “Tag”, “The Floor Is Lava” e “Dodgeball” na plataforma, que também permite aos criadores desenvolverem seus próprios minijogos a partir de materiais esportivos interativos.

Controle do avatar

“A Nike criou esse mundo sob medida com o pano de fundo de sua sede mundial e dentro do espaço 3D imersivo do Roblox, construindo seu objetivo de transformar o esporte e a diversão em um estilo de vida”, disse a fabricante de roupas esportivas em um comunicado, acrescentando:

“Os edifícios e campos em Nikeland são inspirados na sede da Nike na vida real e hospedam configurações detalhadas para a comunidade Roblox colocar suas habilidades à prova competindo em vários minijogos”.

Para jogar, os jogadores poderão usar o acelerômetro do smartphone para registrar seus movimentos físicos e controlar seu avatar on-line.

Ou seja, algo parecido com o funcionamento do Nintendo Wii, movendo seu aparelho e seu corpo na vida real para realizar grandes movimentos no jogo, como longos saltos ou corridas rápidas, observa a empresa.

Metaverso, que virou uma palavra da moda na indústria de tecnologia depois que o Facebook mudou seu nome para Meta, é uma proposta de um ambiente que une o físico e o digital por meio das tecnologias de realidade virtual e aumentada.

A proposta é que o metaverso se configure como um mundo virtual compartilhado onde as pessoas na forma de avatares podem interagir com outras, desfrutar de shows e fazer compras digitalmente.

O mercado metaverso global deve atingir US$ 6,16 bilhões em 2021 e US$ 41,62 bilhões em 2026, de acordo com a empresa de pesquisas Strategy Analytics.

Unindo mundo real e virtual

A marca quer fundir seu espaço digital com o físico. Para isso, a partir do próximo mês, a empresa terá uma experiência de realidade aumentada em sua principal loja em Nova York. Graças a um filtro Snapchat, os usuários poderão recriar, no ambiente físico, a realidade virtual do universo Nikeland.

O filtro, segundo a Nike, vai permitir que as pessoas que visitarem o andar reservado às coleções infantis vejam o espaço transformado em uma versão de realidade aumentada de Nikeland. Isso incluirá “seus avatares, jogos divertidos e uma caça ao ovo inspirada na versão que pode ser jogada em Nikeland.”

Pedidos de patentes

De olho no Metaverso, a Nike entrou, nos dias 27 e 28 de outubro, com sete pedidos de registro para suas várias marcas, slogans e logotipos junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), com o objetivo de convertê-las em marcas registradas para a comercialização de uma ampla gama de artigos em meio digital.

As datas coincidiram com o lançamento oficial do Meta, a nova matriz que reúne as empresas de Mark Zuckerberg, como Facebook, Instagram, WhatsApp e Oculus. Especula-se que a empresa esteja se antecipando ao futuro.


Fonte: O Globo

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