em NOTÍCIAS

Banner4

Tempos de crise podem ser duros. Nessa fase, empresas não medem esforços para cortar gastos e manter suas reservas de segurança. Neste processo, as áreas de Inovação e Propriedade Intelectual (PI) são, em geral, bastante impactadas. As diretrizes repassadas para essas áreas costumam ser de corte de gastos com a proteção e aquisição de ativos de PI e redução de investimentos em P&D.

Porém, o que as empresas muitas vezes não percebem é que esses cortes podem levar a uma perda de mercado e de vantagem competitiva, já que competidores podem tirar proveito de ativos de PI desprotegidos, melhorando seus produtos e processos sem custo adicional.

Além disso, também podemos encontrar oportunidades na crise. De acordo com Francis Gurry, diretor geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), empresas e países que continuam investindo em novos produtos e inovações durante tempos de recessão econômica estarão mais bem posicionadas competitivamente quando a economia se recuperar¹.

Algumas dicas para ajudar sua empresa a encontrar essas oportunidades e se destacar competitivamente são:

1. Adquirir ativos de PI a baixo custo: durante a crise muitas empresas precisam gerar capital para sobreviver e com isso podem aceitar ofertas abaixo de valor de mercado para os seus ativos de PI. Isso aumenta seu poder de negociação e as suas chances de adquirir tecnologias valiosas para o seu negócio.

2. Revisar seu portfólio de PI para gerar valor: muitas empresas vão acumulando ativos de PI ao longo do tempo, sem ter uma visão clara do retorno que eles podem trazer. Momentos de crise com pressões para diminuição dos custos podem ser uma boa oportunidade para analisar melhor seu portfólio, identificando quais ativos podem ser abandonados e aqueles que podem ser melhor aproveitados nos seus produtos e processos (para saber mais sobre Revisão de Portfólio de Patentes e Redução de Custos acesse: http://pris.com.br/pi/reduzindo-custos-com-patente/).

3. Licenciar ativos que não trazem diferencial competitivo: uma forma de criar novas fontes de receita é licenciar aqueles ativos de PI do seu portfólio que não geram diferencial competitivo e que podem ser transferidos para competidores ou não competidores sem afetar a estratégia da sua empresa.

4. Utilizar ativos de PI como garantia: cada vez mais os ativos intangíveis de uma empresa são vistos como parte importante do seu capital. Empresas como IBM e Microsoft, por exemplo, têm cerca de 90% do seu capital formado por ativos intangíveis². Esses ativos podem ser utilizados como garantias fiduciárias, integralização de capital na empresa, dentre outros.

Assim, utilizando os ativos de PI a seu favor, sua empresa pode ter mãos uma ótima oportunidade de superar os momentos de crise.

Fonte: https://goo.gl/grBZyR

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar