CONGRESSO EM SÃO PAULO DISCUTE CAMINHOS PARA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA

Inovacao-Industria-Tecnologia

Em um período de crise econômica e política, não é raro que as indústrias adotem estratégias mais pragmáticas e imediatistas. Aumenta o risco, neste contexto, de relegar para segundo plano o investimento em projetos inovadores, que são essenciais para o desenvolvimento das indústrias a longo prazo.

Mostrar diretrizes para a inovação num contexto de crise é um dos desafios do 7° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que ocorre nos dias 27 e 28 de junho de 2017 no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Alguns dos objetivos da edição de 2017 são discutir os riscos e oportunidades para o Brasil diante das inovações disruptivas, discutir propostas de aprimoramento das políticas públicas de inovação e fortalecer o desenvolvimento do ecossistema da inovação no Brasil, temas totalmente alinhados com a era da indústria digital que vivemos atualmente. Segundo os organizadores, “a busca por oportunidades em meio a um cenário de incertezas estará em evidência, uma vez que a grande chave para encontrar novas soluções e se destacar no mercado é a inovação”.

Haverá sessões com executivos de empresas como Samsung, Siemens, Banco Mundial, Natura, GE, Grupo Ultra, Bosch, IBM, Festo AG & Co. KG, Cisco Systems, BASF, Avon e Microsoft, e com especialistas em inovação da XPRIZE Foundation, da Universidade de Cornell, da Universidade do Estado do Arizona, da Unicamp, da Universidade de Webster, da UFRJ, da Northeastern University, do Sebrae e do CNI.

As sessões tratarão de temas como empreendedorismo exponencial, digitalização na manufatura e automação, big data, nuvem inteligente, startups, inteligência artificial, incentivos fiscais para a inovação e cidades inteligentes.

O cronograma completo e os palestrantes do evento podem ser consultados no site do evento, onde também é possível se inscrever para participar do congresso.

Ecossistema de inovação

Cerca de 2.000 pessoas participaram da edição anterior do congresso, realizada nos dias 13 e 14 de maio de 2015, no Golden Hall do Sheraton WTC, em São Paulo.

A sexta edição contou com executivos de empresas como Ford, Natura, NanoMech, Embraer, Ford, IBM, TOTVS, Avon, 99Taxis, além de especialistas do MIT, da Universidade de Harvard, da NASA, da Universidade Estadual do Arizona, da PUC-Rio e do Inmetro.

A palestra magna do evento foi dada por James Phillips, CEO e presidente da NanoMech, empresa que se destaca por suas inovações no campo da nanotecnologia. Sessões sobre tendências da indústria trataram de temas como mobilidade urbana, big data e inovação nos pequenos negócios. As outras palestras foram divididas em cinco temas: “Financiamento e inovação”, “Propriedade intelectual”, “Recursos humanos e engenharias para inovação”, “Startups e pequenos negócios inovadores”, e “Tecnologias portadoras de futuro”.

Além das sessões de palestras, havia em volta do palco principal um ecossistema de inovação, em que os participantes podiam conhecer projetos inovadores divididos em quatro categorias: startups, financiamento e inovação, propriedade intelectual e RH para inovação.

No vídeo abaixo você acompanha algumas palestras sobre “Tecnologias Portadoras de Futuro” ministradas durante o evento:

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2017/06/congresso-em-sp-discute-caminhos-para-inovacao-na-industria-em-tempos-de-crise.html

 

 

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar